Autor: Joice Maliuk
Biomédica e Mestre em Microbiologia Agrícola e Ambiental
A vacinação de ovinos é um dos principais fatores que contribuem para o sucesso da ovinocultura, sendo, muitas vezes, o fator determinante da viabilidade da produção rural. Dessa forma, é importante que os produtores conheçam e planejem um calendário vacinal, definindo os períodos em que as vacinas serão realizadas.
Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o tema deve ser visto como prioridade, pois caso seja identificada alguma doença que ponha em risco o rebanho de determinada localidade, as autoridades sanitárias podem autorizar o abate de animais, sem possibilidade de questionamento do proprietário.
Um programa efetivo de imunização deve propiciar a prevenção e controle de surtos infecciosos que venham a gerar prejuízos econômicos aos criadores. De modo geral quatro vacinas merecem atenção, são elas: Raiva, Clostridioses, Linfadenite Caseosa e Ectima contagioso. A vacina contra a Febre Aftosa é proibida para ovinos e pode gerar multa caso seja descoberta. O procedimento deve ser realizado por profissionais capacitados e através da utilização de equipamentos de qualidade e específicos para vacinação de animais.
A INCOMAVE é uma empresa especialista no desenvolvimento e fabricação de aparelhos de vacinação, a fim de garantir equipamentos de alta qualidade para a saúde do rebanho brasileiro. Entre em contato e com nossos vendedores pelo telefone 34318090 ou pelo e-mail vendas@incomave.com.br e solicite um orçamento.