Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/incomave/www/wp-config.php on line 82
Boas Práticas de Vacinação: contenção e aplicação | Incomave
Warning: A non-numeric value encountered in /home/incomave/www/wp-content/themes/incomave/functions.php on line 5763

Autor: Joice Maliuk
Biomédica e Mestre em Microbiologia Agrícola e Ambiental

Os procedimentos de vacinação são naturalmente estressantes para os bovinos. No entanto, quando se utiliza as técnicas corretas de contenção e aplicação da vacina, poucos efeitos negativos são esperados. A redução destes efeitos está diretamente relacionada com o manejo correto dos animais.

A vacinação é uma ferramenta importante para a prevenção de doenças infecciosas e, por isso, deve ser usada para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais. Para cumprirmos este objetivo, devemos nos preocupar em melhorar os procedimentos de contensão dos animais e aplicação das vacinas, reduzindo os riscos de acidentes e de estresse para humanos e animais.

Contenção

Na hora da aplicação, a condução dos bovinos deve objetivar pouca movimentação a fim de facilitar a contenção e imobilização do animal. A contenção deve, preferencialmente, ser realizada com o animal preso com auxílio de uma pescoceira que evidencie a região ideal para a aplicação da vacina (tábua ou lateral do pescoço).

É sempre mais seguro usar o tronco de contenção, o qual reduz o risco de acidentes, tanto para os humanos quanto para os animais. A contenção de bovinos em tronco deve ser feita com muito cuidado, para não machucá-los. Conduza os animais um a um para o tronco de contenção sem pressa. Não grite, não ameace e não dê choque para estimular os animais a andar.

Evite manter os animais nos currais por longos períodos de tempo, esperando pelo início ou término do manejo. Use um pasto ou um piquete próximo ao curral para acomodar os animais antes e após a vacinação, assegurando que água, alimento e sombra estão disponíveis.

Local de Aplicação da Vacina

A região da tábua do pescoço é indicada para evitar danos na carcaça, tais como hematomas e abcessos, em regiões de carnes nobres. Após o abate do animal, as regiões musculares com lesões (abcessos) são descartadas pelo frigorífico acarretando prejuízos econômicos ao produtor rural.

O local de aplicação da vacina deve estar limpo. Se estiver sujo, antes de aplicar a vacina, limpe-o com água e álcool e seque-o antes de inserir a agulha.

Os procedimentos para a vacinação de bovinos leiteiros requerem atenção, organização e cuidado, devendo ser realizados por pessoas treinadas, usando instalações, equipamentos e produtos de boa qualidade. A Incomave é uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de alto desempenho e qualidade que ajudam o pecuarista no momento da vacinação. Entre em contato através dos telefones (51) 34318090 / (51) 34248090 ou pelo e-mail vendas@incomave.com.br e fale com nossos consultores.

 

Referências Bibliográficas:

COSTA, M. J. R. P.; BATTAGLIA, D. Boas práticas de manejo: vacinação de bovinos leiteiros. Funep, 2014.

GASPAR, E. B.MINHO, A. P.; SANTOS, L.R. Manual de boas práticas de vacinação e imunização de bovinos. Embrapa. 2015.