Estado do Mato Grosso inicia o ano de 2017 com mudanças no calendário de vacinação de bovinos e bubalinos publicadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) através da Portaria 027/2016, no Diário Oficial do Estado do dia 16 de agosto de 2016.
De acordo com a nova Portaria, durante o mês de maio, será obrigatória a vacinação de bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias – anteriormente eram vacinados nesta etapa apenas animais de até 24 meses de idade. Já na etapa de novembro serão imunizados apenas os animais de até dois anos.
A vacinação na região do Baixo Pantanal Mato-grossense permanecerá com o mesmo calendário anterior, de uma única dose de todo o rebanho na etapa de novembro. Os animais desta região, todas as vezes que forem movimentados para outras propriedades deverão ser revacinados, caso a data da última vacinação seja superior a seis meses.
A Portaria entrou em vigor em 01 de janeiro de 2017 e valerá para os anos subsequentes. O Estado do Mato Grosso, o segundo maior exportador de carne bovina do país, pode contar com a INCOMAVE para o fornecimento de equipamentos de vacinação de qualidade e alto desempenho do rebanho mato-grossense.
Referências Bibliográficas
TEXEIRA, Raquel. Mato Grosso terá inversão no calendário de vacinação contra aftosa em 2017. SEDEC. 2016.
BESS, Eliana. Portaria estabelece mudanças no calendário de vacinação de bovinos e bubalinos. INDEA. 2016.